Jake Paul enfrenta Mike Tyson na sexta-feira (15), na luta principal de evento que será realizado no AT&T Stadium, em Dallas, Estados Unidos. No mesmo evento haverá outros dois combates que valem títulos mundiais dos principais conselhos de boxe.
O card é recheado de lutas que serão relevantes no meio. Já no combate principal, um jovem youtuber em ascensão no esporte enfrenta um dos maiores pesos pesados do boxe mundial.
Queda de Tyson e prisão em 1992
Entre o fim dos anos 80 e início dos anos 90, Mike Tyson foi o homem mais temido do planeta. Ele foi campeão mundial dos pesos pesados em todos os conselhos mundiais de boxe, com direito a performances arrasadoras.
Entretanto, entre 1990 e 1991, ocorreram as primeiras polêmicas de Mike Tyson em meio a sua primeira derrota no esporte. Ele foi derrotado por Buster Douglas e perdeu os títulos mundiais. No meio tempo, encerrou um casamento, teve diversas denúncias de assédio e chegou a ser condenado por estupro contra a modelo Desiree Washington.
Após três anos de reclusão, foi solto por bom comportamento em 1995 e quando voltou ao boxe, conquistou novamente o título mundial da WBA.
A ascensão de Holyfield
Nos 3 anos em que Tyson ficou afastado do esporte, Evander Holyfield começou a se destacar na categoria. Ele bateu Buster Douglas, defendeu o cinturão em três oportunidades, perdeu o título, reconquistou a glória e foi derrotado novamente.
Enquanto Tyson esteve fora, Holyfield e seu físico atlético estiveram sempre em relevância no meio do boxe, se tornando um dos maiores pesos pesados.
Mike Tyson x Evander Holyfield 1
A princípio, após o retorno de Mike Tyson aos ringues, seu caminho e de Holyfield se encontrariam em algum momento. Foi o que ocorreu em novembro de 1996. Eles se enfrentaram no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas.
Dessa forma, Tyson utilizava da força, enquanto Holyfield tinha mais velocidade. No 10° round, The Real Deal acertou bons golpes balançando Mike e nocauteou no 11°, se tornando o campeão da categoria
Mike Tyson x Evander Holyfield 2 e a fatídica mordida
Após um grande combate, a revanche imediata foi marcada para junho de 1997, sendo esse o quinto maior pay-per-view assistido na história, comprado quase dois milhões de pessoas no mundo inteiro.
A luta teve uma intensidade menor comparada a primeira. Logo, Holyfield buscava mais o clinch, o que impedia Mike de usar sua força e cansado-o. Assim, o combate iniciava com Holyfield acertando mais golpes e não sendo golpeado por Tyson.
Entretanto, foi no 3° round em que um dos momentos mais icônicos do boxe ocorreu. Mike Tyson mordeu em duas oportunidades a orelha de Holyfield e arrancou um pedaço dela. Após a segunda mordida, uma confusão foi instaurada no ringue e Iron foi desclassificado do combate.
Mike Tyson recebeu uma multa de 3 milhões de dólares e foi suspenso dos ringues por um ano.
A relação entre Tyson e Holyfield após a mordida
Após a rivalidade, ambos os lutadores seguiram suas carreiras até a aposentadoria do boxe profissional. Entretanto, a relevância de ambos chamou a atenção de empresas que chamaram os dois para fazer propagandas juntos, inclusive, com uma marca de varejo, colocando Mike Tyson devolvendo um pedaço da orelha a Holyfield.
Em 2022, os dois se juntaram para lançaram a “Mike Bites”, uma marca de alimentos de cannabis no formato da orelha mordida de Holyfield.
Onde assistir a Jake Paul x Mike Tyson?
Card Completo, a partir das 22h
- Jake Paul x Mike Tyson; Peso Pesado
- Katie Taylor (C) x Amanda Serrado; Cinturão Peso Leve Feminino (WBC, WBA, IBF, WBO e The Ring)
- Mario Barrios (C) x Abel Ramos; Cinturão Peso Meio Médio (WBC)
- Neeraj Goyat x Whindersson Nunes; Peso Super Médio
- Shadasia Green x Melinda Watpool; Peso Super Médio Feminino
- Lucas Bahdi x Corey Marksman; Peso Leve
- Bruce Carrington x Dana Coolwell; Peso Pena