Seja Bem Vindo - 12/03/2025 16:51

Terremoto de magnitude 5,4 atinge Lisboa e acorda portugueses na madrugada

Um terremoto de magnitude 5,4 na escala de Richter foi registrado em Portugal na madrugada desta segunda-feira (26), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM).

De acordo com os dados, o tremor aconteceu por volta das 5h11 (horário local), a uma profundidade de 10 km.

A CNN Portugal confirmou que o abalo foi sentido por toda a região de Lisboa, incluindo a capital, mas também por Oeiras, Loures e Almada.

Nas redes sociais, moradores de vários pontos do país postaram vídeos relatando terem acordado após sentir o chão tremer.

De acordo com o CSEM, o abalo foi registrado a 78 km a sudoeste de Setúbal e a 59 km a sudoeste de Sesimbra.

Também o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou o tremor, falando de um abalo de 5,3 na escala de Richter registrado a 16 km de profundidade.

A mesma escala indica ainda que o abalo teria sido sentido, pelo menos moderadamente, em quase todo o país, com exceção apenas da zona mais ao norte.

Regiões da Espanha também sentiram o tremor.

Em relação aos danos esperados, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que serão “muito leves”, mesmo na zona de maior impacto.

Governo pede calma

O governo federal português disse estar em contato com todos os serviços competentes.

Um comunicado do Executivo confirma que “não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento”, e pediu à população que mantenha calma.

“Apelamos à população para que mantenha a serenidade e siga as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”, diz a nota.

O governo diz, ainda, que a informação “será atualizada ao longo da manhã, designadamente pelo IPMA e pela Defesa Civil”.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, na qualidade de primeiro-ministro em funções, visitará a Autoridade Nacional da Defesa Civil às 9h (horário local).

(Com informações de António Guimarães, da CNN Portugal)

Mais de 47 mil pessoas morreram na Europa em 2023 devido ao calor

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia