Seja Bem Vindo - 31/10/2024 12:53

  • Home
  • Destaques
  • Rio investe na criação e recuperação de grandes parques por uma cidade mais verde e acolhedora

Rio investe na criação e recuperação de grandes parques por uma cidade mais verde e acolhedora

O Parque Rita Lee,na Barra Olímpica, é um dos grandes parques que tornam a cidade mais acolhedora – Fabio Motta/Prefeitura do Rio

Com o objetivo de deixar a cidade ainda mais acolhedora, a Prefeitura do Rio está construindo novos parques e revitalizando antigos espaços de lazer e contemplação da população, deixando-os mais verde e agradáveis.

Ao todo na atual gestão, foram entregues oito grandes áreas de lazer pela Fundação Parques e Jardins, Secretaria Municipal de Conservação e Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe). São áreas de integração da comunidade, preparadas para reduzir o calor e preservar o meio ambiente e atraentes para a prática de esportes e atividades físicas e artísticas. Os grandes parques estão por todas as regiões da cidade.

Inaugura em maio, o Parque Rita Lee, na Barra Olímpica, na Zona Oeste, traz uma série de novidades. Com 136 mil metros quadrados, ele conta com mais de 1.100 árvores, como pau-brasil, sapucaias e ipê-roxo, e 70 mil arbustos. Tem ainda skate park, praça molhada, brinquedos, parede de escalada, brinquedos, aparelhos de ginástica e um live site, destinado a realização de eventos.

Também na Zona Oeste, em Campo Grande, foi construído, o Parque Esperança, 14 mil metros quadrados. Foram instalados campo de futebol com grama sintética, pista de skate, quadra poliesportiva, quadra de areia, pista de caminhada e mobiliários. O parque também tem quiosques, brinquedos infantis e uma Academia da Terceira Idade.

Já o Parque Linear Isabel Domingues, na Gardênia Azul, ganhou uma extensão, chegando a 14 mil metros quadrados, com cem quiosques comerciais padronizados, ciclovia, novo mobiliário, além de ter o parque infantil reformado.

Na Zona Norte, a Quinta da Boa Vista passou por um grandioso projeto de recuperação de monumentos, mobiliário, calçadas, quadras esportivas, gramado, pavimentação e banheiros. A Secretaria de Conservação também realizou obras de drenagem, implementação de galerias de águas pluviais e restauração dos portões.

Depois de cinco anos fechado, o Parque Lúcio Costa, a Glória, na região central do Rio, passou por uma grande intervenção capitaneada pela Subprefeitura do Centro e voltou a receber o público, em 2023.

Também em 2023, na Zona Sul, os parques Peter Pan, em Copacabana, Garota de Ipanema, no Arpoador, e o Parque Dois Irmãos, no Leblon passaram por grande obras de recuperação de equipamentos, revitalização de espaços, plantio de árvores.

Mas os parques menores e já existentes não serão esquecidos. Em abril foi lançado o  programa Parques Cariocas, com um investimento de cerca de R$ 1 milhão para a revitalização, reforma e manutenção de parques já existentes.

Categoria:

  • 7 de junho de 2024
  • Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

    VEJA MAIS

    Por que Felipe Andreoli está saindo de vez da Globo após anos de contrato?

    Após 10 anos de trabalho na Globo, Felipe Andreoli não quis renovar seu contrato e…

    PSG é punido com fechamento parcial do estádio por cantos homofóbicos

    O Paris Saint-Germain terá de fechar parcialmente uma arquibancada de seu estádio para receber o…

    Quem é o homem que fisgou o coração de Gil do Vigor? Conheça o muso fitness

    Gil do Vigor está oficialmente fora do time dos solteiros. O ex-BBB assumiu publicamente o…