Seja Bem Vindo - 26/12/2024 14:28

Região de Agulhas Negras une natureza, cultura e aventura no RJ

A Região de Agulhas Negras, no Estado do Rio de Janeiro, vem se destacando dentre as regiões turísticas brasileiras por conseguir entregar o mais difícil: diversidade para todos os públicos.

Os quatro municípios que compõe essa belíssima região unem roteiros de ecoturismo, gastronomia e cultura, além do turismo rural, com diversos atrativos, que se complementam e atraem diferentes públicos, cada vez mais amplos.

“Temos aqui um destino turístico completo que oferece a todos os visitantes a oportunidade de vivenciar experiências únicas, mesclando segmentos. Tanto no turismo rural, quanto na alta gastronomia, no contato com a natureza e uma cultura muito viva”, afirma Pablo Kling, Vice-Presidente da TurisRio.

O Parque Nacional do Itatiaia é o principal cartão-postal da região. Criado em 1937, é o mais antigo do Brasil e oferece uma ampla variedade de atrativos, como trilhas, cachoeiras e formações rochosas, incluindo o Pico das Agulhas Negras, que dá nome à região e é uma das montanhas mais altas do país. “O parque é um dos maiores patrimônios naturais do Brasil e um dos principais motivos para o turismo na região. Além de ser um santuário de biodiversidade, também é ideal para a prática de trekking, escalada e, mais recentemente, temos um crescente e expressivo público focado na observação de aves”, diz Kling. Além disso, é um público acostumado a destinos de natureza, que fortalece o turismo na região e contribui muito para a conservação ambiental no parque.

Além do parque, as cidades da região oferecem outras opções de ecoturismo e esportes de aventura, como rafting no Rio Paraíba do Sul e passeios a cavalo em fazendas centenárias. As temperaturas amenas e a paisagem montanhosa tornam o destino atrativo durante todo o ano.

A tradição agrícola da região é outro ponto forte. Fazendas históricas e sítios produtivos oferecem visitas guiadas, onde é possível conhecer a produção de cachaças, queijos e outros produtos locais. “Estamos fortalecendo o turismo rural para valorizar a cultura e os produtos da região, como o queijo artesanal e as cachaças premiadas, que são produtos cada vez mais reconhecidos no mercado nacional e internacional”, ressaltou Pablo Kling.

A cidade de Quatis é um dos principais destinos para os fãs do turismo rural. A cidade abriga a Feira da Roça, onde os turistas encontram verduras, legumes, queijos, linguiças, artesanato, cachaça, mel, biscoitos, plantas medicinais e comida típica, todo embalado ao som do forró.

No Quilombo de Santa, os visitantes podem mergulhar na história dos remanescentes dos escravos e conhecer igrejas antigas e belas paisagens.

Eventos culturais e gastronômicos também movimentam o turismo em Agulhas Negras. Festivais de inverno, feiras de artesanato e celebrações regionais atraem visitantes em busca de experiências autênticas.

Porto Real, por exemplo, ainda abriga uma das primeiras colônias italianas do Brasil. Os costumes e tradições dos imigrantes estão preservados na Casa do Imigrante, um museu que permite ao visitante fazer uma viagem no tempo através de um rico acervo formado por objetos e fotografias.

Por falar em imigração, o bairro de Penedo em Itatiaia traz a memória dos colonizadores finlandeses. A casa do Papai Noel, famoso habitante da Lapônia na Finlândia, é um atrativo à parte, com decoração e iluminação que encantam visitantes de todas as idades.

Já em Resende, porta de entrada para a Serra da Mantiqueira, os visitantes podem explorar a histórica Praça Getúlio Vargas e o Parque das Águas, um espaço de lazer que remete às origens da cidade e é um ponto de encontro para moradores e turistas. “Resende é uma porta de entrada para a aventura e para o descanso. Com suas paisagens e opções de lazer, temos atraído um público diversificado”, afirma Pablo Kling, Vice-Presidente da TurisRio.

Visconde de Mauá, distrito da cidade, também abriga diversos restaurantes com alta gastronomia, com um fluxo constante de turistas.

 

Nos últimos anos, a região tem recebido investimentos para melhorar a infraestrutura turística. Estradas, pousadas e centros de informações estão sendo modernizados para atender à crescente demanda de turistas. “Nosso objetivo é tornar Agulhas Negras um destino cada vez mais competitivo no cenário nacional, com infraestrutura adequada e experiências diversificadas para o visitante”, completa Kling.

A CNN BRASIL não se responsabiliza pelo conteúdo deste publieditorial e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia