A ginasta brasileira Rebeca Andrade doou seu collant amarelo, usado na Olimpíada de Paris 2024, para o Museu Olímpico do Comitê Olímpico Internacional (COI), que fica em Los Angeles, nos Estados Unidos. A cerimônia de entrega foi realizada nesta quarta-feira (7), na Casa Time Brasil, em Paris.
Rebeca Andrade utilizou o modelo na última quinta-feira (1º). Na ocasião, ela garantiu a medalha de prata na final do individual geral da ginástica artística.
Durante o evento de entrega, o treinador da Seleção Brasileira Feminina de Ginástica Artística, Francisco Porath Neto, falou sobre o simbolismo da ação. “Esse collant é da Rebeca, mas ele representa toda uma geração. É um feito que vai ficar realmente para a história. Foi uma jornada linda até chegar aqui”, disse.
Representantes do COI também falaram sobre a importância da ginasta. “Você foi incrível, você fez história para o esporte feminino. Sua história é importante para gente, você inspira meninos e meninas”, disseram.
Os collants da equipe brasileira foram idealizados pela ginasta Jade Barbosa, que integra a equipe em Paris. Todos os modelos utilizados em Paris 2024 foram feitos pela atleta do Flamengo.
Essa foi a quarta vez que a paulista sobiu ao pódio nesta edição da Olimpíada. Antes, havia conquistado prata no individual geral e no salto, além do bronze por equipes.