Seja Bem Vindo - 21/12/2024 11:02

Por que a CBF trocou o CT do Corinthians pelo do Palmeiras em treino da Seleção

A relação entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Corinthians azedou de vez com a decisão do clube paulista de acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para questionar a mudança na data do jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil contra o Flamengo.

Há duas semanas, o Timão topou ceder seu centro de treinamento, ao lado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, para a Seleção Brasileira treinar entre os dias 7 e 9 de outubro, antes de viajar a Santiago para enfrentar o Chile, no dia 10.

No entanto, a troca pública de farpas fez com que a diretoria de Seleções da CBF temesse que o time de Dorival Júnior pudesse ficar sem ter onde trabalhar na capital paulista, se o Corinthians optasse por desfazer o convite.

Logística da Seleção já foi afetada

O caso chegou ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que autorizou a mudança de local dos treinos. Consultado, o Palmeiras topou ceder o seu centro de treinamento, mas a logística programada pela cúpula da Seleção já foi afetada.

Localizado na Barra Funda, próximo ao Allianz Parque, o CT palmeirense está a 30km do hotel em que a delegação da Seleção ficará hospedada em Guarulhos, ao lado do CT corintiano e do aeroporto.

60km no trânsito de São Paulo para treinar

A ideia inicial era facilitar a logística, com deslocamento curto entre os treinos, hotel e depois para o embarque a Santiago.

Se não mudar de hotel, algo que não é tão simples a tão pouco tempo da apresentação, a delegação da Seleção rodará 60km dentro de São Paulo na segunda, na terça e na quarta-feira, para treinar no CT do Palmeiras e, depois, voltar ao local de concentração, em Guarulhos.

Mesmo assim, a avaliação interna na CBF é que foi a melhor decisão se antecipar e pedir a Leila Pereira, presidente palmeirense, um novo local de trabalho, caso o Corinthians decidisse de última hora vetar seu CT.

CBF acha que não haveria clima no Corinthians

A avaliação também é que não haveria clima para usar as dependências corintianas em um momento de crise institucional entre as duas entidades.

O grupo de atletas agora vai se apresentar no hotel em Guarulhos, entre domingo (6) e segunda-feira (7), e treinar no Palmeiras entre 7 e 9 de outubro. A viagem a Santiago será no dia 9, e o jogo no dia 10, às 21h (de Brasília).

Depois, a delegação vai direto a Brasília, onde treinará no estádio Bezerrão, do Gama, até o dia do jogo contra o Peru, em 15 de outubro, no Mané Garrincha, às 21h45 (de Brasília). Os jogos serão, respectivamente, pela 9ª e 10ª rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Crise institucional

Em nota, a CBF agradeceu ao Corinthians: “A entidade agradece ao Sport Club Corinthians Paulista por ter disponibilizado o Centro de Treinamento Joaquim Grava para a Amarelinha”.

O Timão acionou o STJD contra a mudança da data do jogo contra o Flamengo de 17 de outubro, uma quinta-feira pós Data Fifa, para 20 de outubro, um domingo. Para isso, a CBF antecipou o confronto do Corinthians contra o Athletico-PR, pelo Brasileiro, do final de semana para o meio da semana anterior.

Corinthians alega “desrespeito ao regulamento”

O clube paulista alega “preocupação com a integridade do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil”, competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Corinthians argumenta que a mudança de data sem a concordância de ambos “desrespeita o regulamento, comprometendo a isonomia entre os clubes e, principalmente, colocando em risco a credibilidade das competições”.

Internamente, a reclamação é de que o Flamengo, que fez o pedido, foi beneficiado, porque tem mais atletas convocados às seleções nacionais que disputam as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Dorival Júnior vive início de pressão na Seleção

O Brasil está na quinta colocação das Eliminatórias, com dez pontos em oito jogos, dentro da zona de classificação para a competição que será nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

Apesar de ter perdido somente uma vez em dez partidas como comandante do time da CBF, Dorival Júnior começa a viver um início de pressão por melhores desempenho e resultados. São quatro vitórias, cinco empates e uma derrota.

Depois da eliminação nas quartas de final da Copa América dos Estados Unidos, para o Uruguai, em julho, o time perdeu para o Paraguai, um dos piores na tabela de classificação das Eliminatórias, na última rodada, em setembro.

Situação do Brasil nas Eliminatórias

O 1 a 0 em Assunção deixou o Brasil em quinto lugar na tabela, com dez pontos em oito partidas, na zona de classificação para a Copa dos Estados Unidos, do México e do Canadá, mas empatado em pontos com a Venezuela, a sexta, na posição limite para ir ao Mundial.

O sétimo ao final do qualificatório jogará uma repescagem mundial.

Agora, pela frente, terá os dois piores times nas Eliminatórias nas oito primeiras rodadas, o que aumenta a pressão por vitórias.

Os peruanos estão na lanterna, com apenas três pontos, enquanto os chilenos estão em penúltimo, com cinco pontos. A distância do Chile para a 8ª, a Bolívia, é de quatro pontos.

Veja a lista de convocados

Goleiros

  • Bento (Al-Nassr-Arábia Saudita)
  • Ederson (Manchester City-ING)
  • Alisson (Liverpool-ING)

Laterais

  • Danilo (Juventus-ITA)
  • Vanderson (Monaco-FRA)
  • Guilherme Arana (Atlético)
  • Abner Vinícius (Lyon-FRA)

Zagueiros

  • Bremer (Juventus-ITA)
  • Gabriel Magalhães (Arsenal-ING)
  • Marquinhos (PSG-FRA)
  • Éder Militão (Real Madrid-ESP)

Meio-campistas

  • André (Wolverhampton-ING)
  • Gerson (Flamengo)
  • Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
  • Lucas Paquetá (West Ham-ING)

Atacantes

  • Endrick (Real Madrid-ESP)
  • Igor Jesus (Botafogo)
  • Rodrygo (Real Madrid-ESP)
  • Gabriel Martinelli (Arsenal-ING)
  • Savinho (Manchester City-ING)
  • Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP)
  • Luiz Henrique (Botafogo)
  • Raphinha (Barcelona-ESP)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia