Seja Bem Vindo - 03/02/2025 16:34

Escola Roberto Coelho, de Santa Cruz, fica em primeiro lugar no ranking municipal do Ideb

Prefeito parabeniza alunos da Escola Roberto Coelho pelo primeiro lugar no ranking municipal do Ideb 2024 – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Superando a meta e a expectativa, a Escola Municipal Roberto Coelho, em Santa Cruz, ficou em primeiro lugar no ranking municipal do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2024. A nota da escola subiu de 3,1, no Ideb de 2007, para a primeira posição, com nota 8,5, neste ano, entre as escolas municipais da cidade. A meta estabelecida pela unidade era chegar à nota 7.

O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Educação Renan Ferreirinha visitaram a unidade para parabenizar a comunidade escolar. Paes deu os parabéns aos alunos, dizendo que eles deveriam agradecer os bons professores e demais profissionais da escola pelo bom resultado.

– Esse resultado mostra a qualidade dos profissionais da secretaria, das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), do diretor, dos professores, da gestão. O que a gente faz é tentar orientar, inspirar, dar um norte. Esse resultado mostra que é possível fazer um trabalho bem feito, com qualidade – disse o prefeito.

A cidade do Rio de Janeiro também avançou em posições na Região Sudeste, ficando em 2ª posição nos Anos Iniciais, e em a 1ª posição nos Anos Finais. No Ranking Nacional, a  rede municipal subiu da 14ª para a 8ª posição nos Anos Iniciais e avançou da 11ª para a 5ª posição nos Anos Finais. –

– Esse resultado é muito especial, ter essa escola como primeiro lugar no principal índice de qualidade de ensino que é o Ideb. Foi a primeira, com nota 8,5, uma das maiores do Brasil, numa região da cidade onde muitas vezes as pessoas não conhecem ou acham que um resultado como esse não é possível. Esses profissionais mostram que dá para fazer, com uma boa gestão escolar, dá para fazer esse trabalho incrível, fazendo com que cada aluno tenha a oportunidade de aprender. E que os alunos possam acreditar neles mesmo. Esse resultado mostra que é possível uma escola pública ser de qualidade. Essa escola é uma inspiração para todos nós –  disse o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

O diretor da Escola Municipal Roberto Coelho, Rafael Amaral, creditou o avanço no ranking à integração entre professores, funcionários, comunidade e alunos. A escola, que tem 325 alunos do 1º ao 5º ano (Anos Iniciais), está reencontrando o caminho da boa educação.

– Com a interação de toda a comunidade escolar, com um propósito, conseguimos avançar. E fomos além. Nossa meta era chegar à nota 7, mas nos superamos muito e chegamos a 8,5. Isso é muito importante numa comunidade carente socialmente como é a nossa –  afirmou o diretor Rafael Amaral.

Professora há seis anos na Roberto Coelho, Aline Carvalho disse que o “segredo do sucesso” é o trabalho em conjunto, desencadeado ano a ano.

– Desde o 1º ano a gente vem preparando os alunos, identificando dificuldades, preparando para as provas, fazendo simulados. Eu sempre digo para eles: quem lê muito, fala bem, escreve bem e vai ter um melhor entendimento das outras disciplinas –  destacou Aline, lembrando que os alunos evoluíram nas aulas de Português e Matemática.

Cidade do Rio conquistou o maior crescimento na nota do Ideb no país 

A rede municipal do Rio conquistou o maior crescimento percentual na nota (+12%) da avaliação que compõe o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre todas as capitais do Brasil nos Anos Iniciais, que são os alunos do 1º ao 5º ano. O avanço nos Anos Iniciais ocorre justamente no período mais importante, que é a alfabetização.

Nos anos finais, foi o quinto maior salto na nota (+5%) entre todas as capitais. A rede municipal do Rio é responsável pelo ensino fundamental do 1° ao 9° ano. (Gráficos ao final do release).

A rede municipal teve o maior resultado da série histórica do Ideb. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira e mostram que a rede municipal do Rio nunca alcançou notas tão altas. Nos Anos Iniciais, o Ideb da rede carioca chegou a 6,0, maior resultado da série histórica, iniciada em 2005. Nos Anos Finais, o Rio chegou a 5,2, outro resultado inédito. Esse é um marco nos resultados do Rio.

A evolução da qualidade do ensino na rede carioca aparece nos dados da avaliação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, referentes a 2023. Os dados mostram que o Rio atingiu saltos históricos e também superou os indicadores pré-pandemia, o que afetou profundamente os resultados educacionais em todo o país.

Um dos destaques do Ideb foi o avanço nos resultados entre avaliações seguidas. O crescimento entre 2021 e 2023, nos Anos Iniciais, é o maior aumento registrado entre as avaliações desde 2009. Tanto nos Anos Iniciais quanto Finais, o Rio de Janeiro alcançou as melhores notas de toda a série histórica.

Categoria:

  • 20 de agosto de 2024
  • Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia