Seja Bem Vindo - 21/12/2024 02:57

Cariocão Play faz sucesso com transmissões via streaming e futebol no RJ ganha as redes sociais

No início do Campeonato Carioca de 2022, a Federação de Futebol do Estado do Rio de
Janeiro (FFERJ) anunciou algumas novidades nas transmissões das partidas. Os canais de
TV deixaram de ser a maior prioridade e a internet ganhou mais espaço no calendário. A
federação criou o Cariocão Play, um serviço de streaming exclusivo para acompanhar os
jogos do estadual. Assim, o torneio ficou mais popular no universo web, e ganhou ainda
mais espaço nas redes sociais com os vídeos online. Essa é a tendência dos eventos
esportivos, principalmente no Brasil.

Atualmente, no âmbito global, o vídeo é o formato mais consumido pelos usuários de
internet. Mais de 90% do tráfego de dados é direcionado para esse conteúdo mais interativo
e popular. Entre os brasileiros, segundo uma pesquisa da Kantar Ibope Media, cerca de
80% consumiram algum vídeo gratuito durante o ano de 2020. Esses números comprovam
a tendência que citamos, e também apontam para um pensamento acertado da FFERJ com
o Campeonato Carioca.

A criação do Cariocão Play foi considerado um sucesso, e diversas partidas foram
transmitidas por lá. Os testes começaram ainda em 2021, mas apenas esse ano a
plataforma teve um funcionamento mais dinâmico. Essa novidade só foi possível por conta

do fracasso nas negociações entre as equipes cariocas e a Rede Globo. As transmissões
mudaram, e a internet começou a ganhar mais espaço. A expectativa é que esse uso da
web continue em alta no futuro, e a qualidade da cobertura melhore com o tempo.
O serviço ainda possui alguns problemas, principalmente de áudio, mas isso é normal em
novas plataformas de streaming. O custo para o torcedor atualmente é de R$ 49,90, mas a
expectativa é que o preço fique mais em conta nos próximos anos. A ideia da FFERJ é
interessante, e pode inspirar federações de outros estados. Afinal, o uso do streaming é
algo cada vez mais prático aos brasileiros, e os torcedores vão ganhar uma alternativa
diferente para acompanhar o clube do coração.
Redes sociais em alta

Além do serviço de streaming, o Campeonato Carioca também está mais presente nas
redes sociais com os vídeos. No Instagram, por exemplo, são mais de 160 mil seguidores
acompanhando postagens diárias. A ideia dos dirigentes é usar a plataforma como
propaganda para a competição no Rio de Janeiro, principalmente entre os torcedores dos
grandes, como o Flamengo, o Fluminense, o Botafogo e o Vasco.

Outra plataforma em uso é o YouTube, onde o canal oficial Cariocão TV já possui mais de
200 mil inscritos. O objetivo do canal é mostrar os bastidores da disputa, além de exibir os
gols e os melhores momentos das rodadas. Atualmente, os conteúdos interativos estão
ganhando a internet pela facilidade na criação e também na publicação. Um usuário pode
criar e editar vídeos com a ajuda de vários recursos online. Isso significa que a federação
carioca tem ainda mais facilidade para criar esse conteúdo exclusivo do torneio.

Em outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter, a participação do Campeonato
Carioca também aumentou. Essa é a aposta do torneio, e parece ter sido o caminho mais
correto. Afinal, o mundo digital não para de ganhar espaço no cotidiano das pessoas, e o
futebol não pode ficar de fora no Brasil.

Assistir aos jogos de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco está ficando mais acessível,
e o streaming Cariocão Play é uma novidade interessante que precisa ser entendida. A
plataforma não é perfeita, mas é uma iniciativa que pode ditar o ritmo do esporte no futuro.
Afinal, futebol é algo que dá muita audiência, principalmente no Rio de Janeiro.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia