Seja Bem Vindo - 03/02/2025 17:47

Bolsonaro diz a Moraes que convite de Trump por e-mail é oficial

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou aos holofotes ao afirmar que o convite recebido por e-mail para a posse de Donald Trump nos Estados Unidos é legítimo e oficial. A declaração foi feita ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em meio à tentativa de conseguir autorização judicial para viajar. Com o passaporte retido desde fevereiro de 2024 por decisão da Justiça, Bolsonaro precisa de liberação do STF para comparecer ao evento, marcado para 20 de janeiro, em Washington.

Bolsonaro apresentou como prova um e-mail enviado pelo comitê de posse de Trump, endereçado ao deputado Eduardo Bolsonaro. O ministro, entretanto, destacou que a mensagem veio de um “endereço não identificado” e sem informações detalhadas do evento. A defesa do ex-presidente rebateu, afirmando que o e-mail foi enviado por um domínio oficial e que sua autenticidade foi confirmada, inclusive com uma tradução juramentada anexada aos autos do processo.

O ex-presidente, representado por uma equipe de sete advogados, comprometeu-se a seguir eventuais condições impostas pelo STF caso a viagem seja autorizada. Entre as promessas, estão o envio de sua agenda detalhada e a garantia de retorno ao Brasil dentro do prazo estabelecido. “O peticionário reafirma seu compromisso em não obstaculizar – como de fato jamais obstaculizou – o andamento das investigações em curso”, argumentaram os advogados em nota ao tribunal.

Bolsonaro está sem o passaporte há quase um ano, após ser indiciado pela Polícia Federal em investigações ligadas a um suposto plano de golpe após as eleições de 2022. A tentativa de reaver o documento não é inédita: em 2024, ele já teve negado um pedido para viajar a Israel a convite do premiê Binyamin Netanyahu. Agora, com a posse de Trump se aproximando, o caso coloca novamente o STF diante de um impasse envolvendo o ex-presidente.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia